Gazpacho

Ingredientes: 

Liquidificador
Tomates
Pepino
Pimentão
Alho
Cebola
Pão velho
Vinagre
Azeite

Instruções para o preparo: 

Nada mais simples

Jogue tudo no liquidificador e pronto. Só não coloque tudo de uma vez para facilitar o trabalho do liquidificador.

Comece pelas coisas que tem mais líquido e talvez seja necessário colocar um pouquinho de água mo começo do processo.

Depois de bater, experimente, acrescente sal e deixe algumas horas na geladeira em um recipiente fechado.

Esse é o tipo de coisa que dá para brincar bastante. Gazpacho é uma comida caseira na Espanha. Portanto, normalmente refletem as preferencias de cada família.

Além de variar a proporção dos ingredientes básicos já experimentei colocar coentro, limão, molho inglês, shoyu e entre outras coisas.

Eu gosto do gazpacho razoavelmente grosso. Se quiser que a sopa fique mais ralinha é só diminuir a quantidade de pão.

Categoria:

Comentários

Uma coisa que a maioria está esquecendo é que o gazpacho fica mais leve se cortarmos o pepino e salgá-lo, deixando-o descansando em uma peneira para que perca a parte mais indigesta do caldo antes de jogá-lo no liquidificador.

7 tomates maduros
2 pepinos japoneses
2 pimentões vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
2 dentes de alho
2 cebola
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 copo de suco de tomate (de garrafinha)
1 colher de sobremesa de molho de pimenta ardita (pode ser jalapeña)
10 fatias de pão branco (de forma - somente o miolo)

Corte 6 dos7 tomates, restire as cascas dos pepinos aproveitando apenas a parte do miolo antes de chegar nas sementes (não utilize o miolo do pepino - somente essa parte das cascas com parte do miolo), separe algumas cascas as mais bonitas para acrescentar depois; corte os pimentões, retirando as sementes e reserve parte para acrescentar depois. Corte os alhos, as cebolas (reserserve tb 1/2 cebola), corte 3 fatias do pão branco (reserve as outras 7).
Coloque tudo no liquidificador acrescentando o vinagre, o extrato de tomate, suco de tomate e a pimenta ardida e bata por cerca de 2 minutos.

As verduras que estão reservadas devem ser cortadas em brunoise (pedacinhos bem pequenininhos) isto é, o tomate, parte das cascas do pepino, parte do pimentão vermelho, a metade do pimentão verde e do amarelo, a metade da cebola que devem ser acrescentados sem bater nas porções quando for servi-las.

Ja as 7 fatias do pão de forma restante devem ser feitos croutons, ou seja, cortá-las em jardiniere (pequenos quadradinhos) e colocar no forno até ficar bem torradinhos e servir como pequenas porçoes ao lado do Gazpacho para que as pessoas possam comer algo crocante junto com essa deliciosa sopa.

Bom Apetite

Tive uma espanhola (Elena... lá da catalunia) como vizinha de quarto por seis meses e algo q ela me ensinou e repasso é uma outra forma de reaproveitar pães q endureceram.
Ela fatiava o pão e em cada fatia ela raspava um dente de alho até cobri-lo com uma fina camada. Após isso pegava meio tomate e repetia a ação, o suco do tomate é o que amolecia o pão novamente. Dá pra temperar só com um pouco de sal e comer, mas se quiser incrementar com azeite e outros temperos vai do gosto de cada um.

Abraços!

Esta "receita" é do pa amb tomàquet (pão com tomate) e nada tem que ver com o gazpacho... nem na região (o gazpacho é andaluz e pa amb tomàquet é catalão) nem no tipo (gazpacho é uma sopa e pa amb tomàquet é um pão-base de entradas) nem na época do ano em que se consome (o gazpacho é exclusivo de verão e o pa amb tomàquet é consumido todo o ano)

vou experimentar

huuuuuuuum com churrasco em cima da mandioca molhinha fica uma delicia.so acrescentar cheiro verde

yo nao estendii muchooo...

esta receta es muy buena.

yo ha echo é esta receta ha gustado mucho;

Isso é gazpacho sim, meu ex-marido madrilenho sempre preparava nos verões, sigo com o hábito. A receita é:

6 tomates maduros
1 pepino (de preferência sem casca)
1 pimentão
1 cebola média
1 dente de alho
6 fatias de pão de manteiga molhadas em água e espremidas
1 colher de chá de cominho em pó.
1/2 xícara de azeite de oliva
4 colheres de vinagre

Liquidificar e servir bem frio com tomates, pepinos, pimentões e cebola picados e croutons.
É excelente no verão!

Acabei de encontrar a mesma receita em um site espanhol. O que existem são tipos diferentes de Gazpacho de acordo com a região.

Delicioso e super nutritivo!
Bárbara

Isso não é gazpacho. Se chama Salmorejo (típico de Córdoba) e é servido con jamón, huevos duros. O gazpacho não leva pão e é servido em copos com gelo.

Gazpacho e salmorejo, certamente, têm a mesma origem: receita "de pobre" para aproveitar o pão dormido... Além de deliciosas, são uma solução bem mais criativa do que as torradas. Como receitas caseiras que são, são feitas de formas um pouco diferente em cada cozinha.

O próprio nome gazpacho vem do árabe (ghabs) que significa "pão molhado". Cada espanhol(a) do sul tem lá sua receita, mas o segredo de todas está justamente no molhar e amolecer o pão na medida certa.

Resultado, uma sopa bem líquida, adstringente, refrescante, muito comumente servida com cubos de gelo na terrina. É quase uma "salada" líquida...

O salmorejo (outra delícia, comum mais ao norte, na região de Córdoba) é mais grosso e cremoso: o pão entra picado e seco, sendo amolecido pela água dos tomates (em muito maior quantidade do que no gazpacho). Água no salmorejo
só no final para acertar o ponto, caso tenha ficado muito grosso.

Além de mais grosso, o salmorejo é mais incrementado

Incrementado com jamón, huevos duros etc.

you aduero este site""!!
mi madre siempre qiuis siaber como se faz esta recieta!!
muy obruigada!!

olá, china. adorei a receita e o site!!! estás favoritado.
a exemplo da colega acima, que viu o gazpacho num filme, eu vi o ovo escondido - só não me lembro agora em qual obra - e ri bastante da coincidência.

vc está de parabéns, mas eu tenho um pedido/sugestão a respeito da organização do blog. vc poderia colocar uma lista de marcadores no menu, assim ficaria bem mais fácil a nossa busca, nao é mesmo?

abraços!

Renata

quando morei na espanha comprava no boteco (no verão apenas) em forma de refresco. depois de pronto eles adicionam água gelada (a gosto) e bebem. chegava ser engraçado ver o catalão pegando aquele galão na geladeira e servindo no copo, mas é delicioso. na forma de sopa eles também constumam jogar por cima pedaços de pepino ou croutons. depende da região.
abs

Eu tomei pela 1a. x em Haia, na Holanda, preparado por estudantes espanholas que levaram a tarde fazendo! Até hoje me lembro do gosto. Na Europa, hoje, se encontra em embalagens longa vida, em alguns supermercados (fora da Espanha). Muito obrigada pela receita!!!!

Susana

para uma receita mais leve, tire a casca do pepino antes de liquidificar. Pode-se temperar o pão com o vinagre e um toque de pápicra tbm.

Vi gazpacho pela primeira vez no filme "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" do Almodóvar. Era dezembro e fazia um calor terrível aqui em São Paulo. Preparei a sopa para o jantar conforme a atriz o prepara no filme. Não me lembro de vê-la ter colocado pão, portanto não coloquei também, mas assim mesmo ficou uma delícia. Preciso repetir a receita já que naquele dia, tomamos uns 2 litros disso em três pessoas. Melhor que aquilo no calor, só um mergulho. Agora vou fazer como está na foto. Os espanhóis têm receitas ótimas!
Um beijo. Cecília

Qndo os policiais perguntam o que a mulher colocou no gazpacho, entre as coisas que ela fala está "pan dudo". E apesar do meu espanhol não ser bom, creio q seja o tal falado pão dormido ou pão endurecido da receita.

1. Quais as quantidades?
2. é pra tomar tipo sopa ou tipo patê?

eu achei muito bom

é para tomar como sopa gelada.

As quantidades dependem do seu gosto... A minha proporção é a que aparece na foto.

Comente

Filtered HTML

  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <blockquote> <h4>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Serão apagadas mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas.

Vou apagar sumariamente a partir de 18/10/2004 todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA. Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Todas as comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons. Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?