Gazpacho
Liquidificador
Tomates
Pepino
Pimentão
Alho
Cebola
Pão velho
Vinagre
Azeite
Nada mais simples
Jogue tudo no liquidificador e pronto. Só não coloque tudo de uma vez para facilitar o trabalho do liquidificador.
Comece pelas coisas que tem mais líquido e talvez seja necessário colocar um pouquinho de água mo começo do processo.
Depois de bater, experimente, acrescente sal e deixe algumas horas na geladeira em um recipiente fechado.
Esse é o tipo de coisa que dá para brincar bastante. Gazpacho é uma comida caseira na Espanha. Portanto, normalmente refletem as preferencias de cada família.
Além de variar a proporção dos ingredientes básicos já experimentei colocar coentro, limão, molho inglês, shoyu e entre outras coisas.
Eu gosto do gazpacho razoavelmente grosso. Se quiser que a sopa fique mais ralinha é só diminuir a quantidade de pão.
Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).
Serão apagadas mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.
Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas.
Vou apagar sumariamente a partir de 18/10/2004 todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA. Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.
Todas as comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons. Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.
Comentários
Anônimo (não verificado)
ter, 08/02/2011 - 16:55
Permalink
Gazpacho
Uma coisa que a maioria está esquecendo é que o gazpacho fica mais leve se cortarmos o pepino e salgá-lo, deixando-o descansando em uma peneira para que perca a parte mais indigesta do caldo antes de jogá-lo no liquidificador.
Anônimo (não verificado)
qui, 08/04/2010 - 19:58
Permalink
Gazpacho
7 tomates maduros
2 pepinos japoneses
2 pimentões vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
2 dentes de alho
2 cebola
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 copo de suco de tomate (de garrafinha)
1 colher de sobremesa de molho de pimenta ardita (pode ser jalapeña)
10 fatias de pão branco (de forma - somente o miolo)
Corte 6 dos7 tomates, restire as cascas dos pepinos aproveitando apenas a parte do miolo antes de chegar nas sementes (não utilize o miolo do pepino - somente essa parte das cascas com parte do miolo), separe algumas cascas as mais bonitas para acrescentar depois; corte os pimentões, retirando as sementes e reserve parte para acrescentar depois. Corte os alhos, as cebolas (reserserve tb 1/2 cebola), corte 3 fatias do pão branco (reserve as outras 7).
Coloque tudo no liquidificador acrescentando o vinagre, o extrato de tomate, suco de tomate e a pimenta ardida e bata por cerca de 2 minutos.
As verduras que estão reservadas devem ser cortadas em brunoise (pedacinhos bem pequenininhos) isto é, o tomate, parte das cascas do pepino, parte do pimentão vermelho, a metade do pimentão verde e do amarelo, a metade da cebola que devem ser acrescentados sem bater nas porções quando for servi-las.
Ja as 7 fatias do pão de forma restante devem ser feitos croutons, ou seja, cortá-las em jardiniere (pequenos quadradinhos) e colocar no forno até ficar bem torradinhos e servir como pequenas porçoes ao lado do Gazpacho para que as pessoas possam comer algo crocante junto com essa deliciosa sopa.
Bom Apetite
Anônimo (não verificado)
dom, 07/03/2010 - 06:10
Permalink
Mais simples ainda!!!
Tive uma espanhola (Elena... lá da catalunia) como vizinha de quarto por seis meses e algo q ela me ensinou e repasso é uma outra forma de reaproveitar pães q endureceram.
Ela fatiava o pão e em cada fatia ela raspava um dente de alho até cobri-lo com uma fina camada. Após isso pegava meio tomate e repetia a ação, o suco do tomate é o que amolecia o pão novamente. Dá pra temperar só com um pouco de sal e comer, mas se quiser incrementar com azeite e outros temperos vai do gosto de cada um.
Abraços!
Anônimo (não verificado)
ter, 19/07/2011 - 13:14
Permalink
Pa amb tomàquet
Esta "receita" é do pa amb tomàquet (pão com tomate) e nada tem que ver com o gazpacho... nem na região (o gazpacho é andaluz e pa amb tomàquet é catalão) nem no tipo (gazpacho é uma sopa e pa amb tomàquet é um pão-base de entradas) nem na época do ano em que se consome (o gazpacho é exclusivo de verão e o pa amb tomàquet é consumido todo o ano)
Anônimo (não verificado)
sex, 30/07/2010 - 14:25
Permalink
vou
vou experimentar
Anônimo (não verificado)
qua, 13/01/2010 - 18:21
Permalink
gazpacho
huuuuuuuum com churrasco em cima da mandioca molhinha fica uma delicia.so acrescentar cheiro verde
Anônimo (não verificado)
ter, 27/10/2009 - 19:46
Permalink
yo nao estendii muchooo...
yo nao estendii muchooo...
Anônimo (não verificado)
dom, 26/04/2009 - 20:23
Permalink
gazpacho
esta receta es muy buena.
Anônimo (não verificado)
sab, 25/07/2009 - 19:26
Permalink
ki delicia
yo ha echo é esta receta ha gustado mucho;
Anônimo (não verificado)
sab, 07/02/2009 - 01:29
Permalink
Gazpacho
Isso é gazpacho sim, meu ex-marido madrilenho sempre preparava nos verões, sigo com o hábito. A receita é:
6 tomates maduros
1 pepino (de preferência sem casca)
1 pimentão
1 cebola média
1 dente de alho
6 fatias de pão de manteiga molhadas em água e espremidas
1 colher de chá de cominho em pó.
1/2 xícara de azeite de oliva
4 colheres de vinagre
Liquidificar e servir bem frio com tomates, pepinos, pimentões e cebola picados e croutons.
É excelente no verão!
Anônimo (não verificado)
qua, 05/11/2008 - 03:52
Permalink
Gazpacho sim! :)
Acabei de encontrar a mesma receita em um site espanhol. O que existem são tipos diferentes de Gazpacho de acordo com a região.
Delicioso e super nutritivo!
Bárbara
Anônimo (não verificado)
dom, 26/10/2008 - 01:53
Permalink
retificação
Isso não é gazpacho. Se chama Salmorejo (típico de Córdoba) e é servido con jamón, huevos duros. O gazpacho não leva pão e é servido em copos com gelo.
Anônimo (não verificado)
sex, 19/06/2009 - 20:34
Permalink
Pão sim...
Gazpacho e salmorejo, certamente, têm a mesma origem: receita "de pobre" para aproveitar o pão dormido... Além de deliciosas, são uma solução bem mais criativa do que as torradas. Como receitas caseiras que são, são feitas de formas um pouco diferente em cada cozinha.
O próprio nome gazpacho vem do árabe (ghabs) que significa "pão molhado". Cada espanhol(a) do sul tem lá sua receita, mas o segredo de todas está justamente no molhar e amolecer o pão na medida certa.
Resultado, uma sopa bem líquida, adstringente, refrescante, muito comumente servida com cubos de gelo na terrina. É quase uma "salada" líquida...
O salmorejo (outra delícia, comum mais ao norte, na região de Córdoba) é mais grosso e cremoso: o pão entra picado e seco, sendo amolecido pela água dos tomates (em muito maior quantidade do que no gazpacho). Água no salmorejo
só no final para acertar o ponto, caso tenha ficado muito grosso.
Além de mais grosso, o salmorejo é mais incrementado
Anônimo (não verificado)
sex, 19/06/2009 - 20:39
Permalink
Ooops...
Incrementado com jamón, huevos duros etc.
Anônimo (não verificado)
dom, 09/03/2008 - 20:43
Permalink
receita
you aduero este site""!!
mi madre siempre qiuis siaber como se faz esta recieta!!
muy obruigada!!
Anônimo (não verificado)
qua, 16/01/2008 - 00:13
Permalink
muito legal!
olá, china. adorei a receita e o site!!! estás favoritado.
a exemplo da colega acima, que viu o gazpacho num filme, eu vi o ovo escondido - só não me lembro agora em qual obra - e ri bastante da coincidência.
vc está de parabéns, mas eu tenho um pedido/sugestão a respeito da organização do blog. vc poderia colocar uma lista de marcadores no menu, assim ficaria bem mais fácil a nossa busca, nao é mesmo?
abraços!
Renata
Anônimo (não verificado)
ter, 13/11/2007 - 22:13
Permalink
dica
quando morei na espanha comprava no boteco (no verão apenas) em forma de refresco. depois de pronto eles adicionam água gelada (a gosto) e bebem. chegava ser engraçado ver o catalão pegando aquele galão na geladeira e servindo no copo, mas é delicioso. na forma de sopa eles também constumam jogar por cima pedaços de pepino ou croutons. depende da região.
abs
Anônimo (não verificado)
sex, 02/11/2007 - 01:28
Permalink
Gazpacho
Eu tomei pela 1a. x em Haia, na Holanda, preparado por estudantes espanholas que levaram a tarde fazendo! Até hoje me lembro do gosto. Na Europa, hoje, se encontra em embalagens longa vida, em alguns supermercados (fora da Espanha). Muito obrigada pela receita!!!!
Susana
Anônimo (não verificado)
qua, 05/07/2006 - 18:08
Permalink
sugestão
para uma receita mais leve, tire a casca do pepino antes de liquidificar. Pode-se temperar o pão com o vinagre e um toque de pápicra tbm.
Anônimo (não verificado)
sex, 23/06/2006 - 02:25
Permalink
Gazpacho
Vi gazpacho pela primeira vez no filme "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" do Almodóvar. Era dezembro e fazia um calor terrível aqui em São Paulo. Preparei a sopa para o jantar conforme a atriz o prepara no filme. Não me lembro de vê-la ter colocado pão, portanto não coloquei também, mas assim mesmo ficou uma delícia. Preciso repetir a receita já que naquele dia, tomamos uns 2 litros disso em três pessoas. Melhor que aquilo no calor, só um mergulho. Agora vou fazer como está na foto. Os espanhóis têm receitas ótimas!
Um beijo. Cecília
Anônimo (não verificado)
dom, 07/03/2010 - 06:04
Permalink
No filme...
Qndo os policiais perguntam o que a mulher colocou no gazpacho, entre as coisas que ela fala está "pan dudo". E apesar do meu espanhol não ser bom, creio q seja o tal falado pão dormido ou pão endurecido da receita.
Anônimo (não verificado)
seg, 26/12/2005 - 14:32
Permalink
Dúvidas
1. Quais as quantidades?
2. é pra tomar tipo sopa ou tipo patê?
Anônimo (não verificado)
qui, 01/11/2007 - 10:27
Permalink
gazpacho
eu achei muito bom
china
seg, 26/12/2005 - 17:42
Permalink
Olá Anônimo
é para tomar como sopa gelada.
As quantidades dependem do seu gosto... A minha proporção é a que aparece na foto.
Comente